Com que idade estarei sujeito a ter catarata?

A catarata pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais freqüente após os 40 anos de idade. Catarata é a opacificação do cristalino, a lente do interior dos olhos. Ela ocorre, geralmente, nos dois olhos e provoca a diminuição da visão, progressivamente, com embaçamento.

A catarata é responsável por 50% dos casos de cegueira do mundo. Estima-se que em 50% das pessoas de 60 anos já seja necessária a realização da cirurgia e em quase 100% nos maiores de 80 anos.

O diagnóstico da catarata é feito por um médico oftalmologista através de exame do paciente pelo biomicroscópio. Uma vez diagnosticada, e comprovada que há diminuição da visão, são solicitados exames oftalmológicos complementares para avaliar se há necessidade de intervenção cirúrgica para a correção da catarata, seu prognóstico e quais são os tipos de lentes intra-oculares que poderiam ser implantadas. A boa notícia é que hoje temos técnicas bastante avançadas, que tornam a cirurgia de catarata cada vez mais segura, com tempo de recuperação diminuído e mais conforto para o paciente.